GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

terça-feira, 28 de outubro de 2014

GEPAC - GEPACNET - ESCOLA DE EXCELÊNCIA - CURSO PRINCÍPIOS LIDERANÇA - MODULO AMARELO: 16ª AULA - PLANEJAMENTO SISTÊMICO

16ª AULA - PLANEJAMENTO SISTÊMICO
1º DIA: TEXTO INICIAL:
VV26 Quando um membro sofre todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele.
   A idéia de Paulo não tem nada que ver com anatomia humana. Ele queria encorajar cada seguidor de Jesus a sentir-se importante e a ter certeza de que sua colaboração é fundamental.
   Como líderes, temos de enxergar cada pessoa da nossa equipe ou grupo de trabalho como parte fundamental do sistema e ajudar cada indivíduo a descobrir e desempenhar o seu papel no todo.

16ª AULA - PLANEJAMENTO SISTÊMICO
2º DIA: QUEM É DEUS:
Líderes eficientes têm descoberto que a melhor forma de realizar e atingir alvos é desenvolver e implementar sistemas. Ao fazer isso, estamos na verdade imitando a Deus, que tem paixão por ordem e harmonia.
   Deus gosta de ordem e projetou sistemas físicos e espirituais complexos que revelam sua criatividade e atingem seus propósitos.
   Se Deus é um planejador sistêmico, de que maneira você – alguém criado à imagem semelhança dele – pode desenvolver essa mesma habilidade?


16ª AULA - PLANEJAMENTO SISTÊMICO
3º DIA: QUEM SOU EU:
Deus projetou os sistemas orgânicos de tal forma que transformam luz, água e outras substâncias sem vida em entidades vivas. Esses sistemas orgânicos incorporam materiais inanimados não somente para sustentar, mas para também se reproduzir.
   Os sistemas  envolvem líderes, grupos e circunstâncias. Nessa alegoria, o líder é Jesus, e os grupos são formados por seguidores.

16ª AULA - PLANEJAMENTO SISTÊMICO
4º DIA: COMO FUNCIONA:
As organizações muitas vezes agem de formas surpreendentes e aparentemente estranhas. Eventos e decisões que ocorreram em outras empresas – ou países – podem ter um impacto tremendo sobre nossas operações.
   O planejamento sistêmico revela que decisões aparentemente isoladas afetam empregados, clientes, acionistas e pessoas que talvez nem utilizem o produto ou o serviço. Se o líder não aprender a planejar em termos de sistema, jamais irá – nem poderá – tomar decisões.

16ª AULA - PLANEJAMENTO SISTÊMICO
5º DIA: O QUE FAZER:
Em Neemias 2.1-9 lemos a respeito da capacidade de Neemias em resolver problemas complexos. Os seus métodos ilustram os dois elementos do planejamento sistêmico articulados por Peter Senge.
   Segundo Peter Sengue, “planejamento sistêmico e a disciplina de ver o todo. É uma estrutura que permite ver inter-relacionamentos, em vez de coisas; ver padrões de mudança, em vez de tirar instantâneos estáticos.”
Sugestão de leitura: A quinta disciplina: arte, teoria e prática da organização de aprendizagem (São Paulo: Beste Seller/Círculo do livro, 1990)

16ª AULA - PLANEJAMENTO SISTÊMICO
TEXTO PARA MEMORIZAR:
Efésios 4.15,16 - Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo 16 Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. BÍBLIA ONLINE

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário