GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

sábado, 10 de junho de 2017

GEPAC - CURSO: PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA MÓDULO VERDE: RELACIONAMENTOS 6ª AULA: PODER E INFLUÊNCIA

PODER E INFLUÊNCIA
1º DIA: TEXTO INICIAL:
O ponto de partida para o exercício responsável do poder e a pergunta: “Por que quero isso”. Muitos diante dessa questão, enfrentam a tentação de dar qualquer resposta, menos a correta. Muitos lideres passam a vida inteira competindo  para dominar outros, a fim de alcançar o poder e então defender sua posição. Mas Jesus deixa claro que há somente uma resposta correta a essa pergunta. “Quero poder e influência porque com isso poderei servir melhor a Deus, ao próximo e à minha organização”. Qualquer coisa além ou aquém dessa intenção viola a confiança que Deus deposita naquele que recebe poder.

PODER E INFLUÊNCIA
2º DIA: QUEM É DEUS:
Mateus 20 contém material demais para absorvermos de uma única leitura. Jesus, faz uma afirmação tão definitiva sobre o poder que prestaríamos um desserviço a nós mesmos se abandonássemos o texto agora. Algumas perguntas nos ajudarão a descobrir idéias fundamentais sobre essa coisa chamada poder, cujo potencial – destrutivo ou construtivo – é enorme.
Observe algo importante aqui, invisível na superfície. Jesus menciona duas posições de liderança: “importante” e “primeiro”. Quantos podem ser “importantes”? E quantos podem ser “primeiros”? Agora observe as funções que levam a cada uma dessas posições. Para ser importante, a pessoa deve ser __________, e para ser primeiro, deve ser___________. A diferença esta na intensidade e atitude da pessoa para servir aos outros. Se você tiver alguma dúvida sobre a sabedoria dessa forma de agir, pense na declaração final de Jesus (v. 28).

PODER E INFLUÊNCIA
3º DIA: QUEM SOU EU:
Exercer poder significa saber como e quando correr riscos – isso não é segredo. Mas quão eficiente é você em incentivar os outros a correr riscos? Este também é um aspecto fundamental para a liderança transformadora: transmitir aos liderados a coragem para “sair da casca” e recompensa-los pelos seus melhores esforços, ainda que não alcancem os objetivos propostos. Sheila Murray Bethel apresenta-nos uma boa visão, desse importante princípio.
   Nenhum líder realizara uma obra duradoura sem correr riscos. Há ocasiões em que a equipe – ou organização – tem de se expor a perigos e à possibilidade de sofrer muitos danos. Há situações em que a reputação do líder depende de sua capacidade de saber quais riscos deve correr.
Bethel sugere um modelo mais eficaz, no qual o líder ajuda os liderados a desenvolver a habilidade de correr riscos. Em vez de receber uma ordem acima -  “Faça isso!” -, o liderado houve o conselho: “Se você acha que isso precisa ser feito, então arrisque e faça!” A dispersão do risco, Bethel afirma, é acompanhada da dispersão do apoio, do treinamento, do reconhecimento e da recompensa.
   O líder competente faz mais que calcular os prós e contras dos riscos. Ele ajuda os liderados a descobrir como arriscar e criar situações de vitória.

PODER E INFLUÊNCIA
4º DIA: COMO FUNCIONA:
Ver perfil do caráter de Tomé. Click Aqui

PODER E INFLUÊNCIA
5º DIA: O QUE FAZER:
O poder pertence a Deus.
   O poder é complexo. Pode ser usado para o mal (“Temor, terror ou tirania”) ou para o bem (“realizações”). Amós condenou Edom porque esse povo negligenciava  uma utilidade sutil, mas importante do poder: a proteção aos indefesos. Muitos dos profetas de Deus advertiram os líderes acerca de ignorar o clamor dos fracos. Os reis de Israel foram instruídos a protege-los com sua autoridade – segundo os padrões de Deus, essa é uma das razões pelas quais o líder recebe poder. O líder que constata abuso de poder dentro de sua organização é moralmente responsável pela solução do problema.
   O líder tem a responsabilidade de utilizar seu poder para ajudar a organização a atingir seus objetivos. Mas ao fazê-lo  precisa tomar cuidado para não usar o poder de forma inapropriada. A ordem bíblica acerca do poder é pouco valorizada hoje em dia.

PODER E INFLUÊNCIA
TEXTO PARA MEMORIZAR:
Então lhes disse: “Quem recebe esta criança em meu nome, está me recebendo; e quem me recebe, está recebendo aquele que me enviou. Pois aquele que entre vocês for o menor, este será o maior”  Lucas 9.48
PROFESSOR:
Pr. CESAR AZEVEDO
Deixe seu comentário sobre esta postagem em nosso blog, sua opinião é muito importante. Grato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário