GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

sexta-feira, 17 de março de 2017

GEPAC - GEPACNET - ESCOLA DE EXCELÊNCIA: CURSO PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA - MÓDULO AZUL - DESENVOLVIMENTO PESSOAL 13ª AULA - QUALIFICAÇÕES PARA A LIDERANÇA


QUALIFICAÇÕES PARA A LIDERANÇA
1º DIA: TEXTO INICIAL:
Antes de assumirmos uma posição de liderança – ou de colocarmos outras pessoas na liderança – precisamos fazer alguns testes para ver como estamos – ou como estão as outras pessoas – em comparação com as qualificações de Deus para a liderança.
Embora as marcas alistadas por Paulo se apliquem especificamente a responsabilidades de liderança na igreja, qualquer líder que as possuir será o tipo de caráter que Deus aprova para a posição de liderança.
Uma análise atenta das qualificações do líder deve revelar uma pessoa que está conseguindo equilibrar a sua vida pessoal (família) e a vida em público. Essa pessoa deve estar exercendo moderação e humildade ao mesmo tempo em que mantém boa reputação diante das pessoas de fora da igreja.
O momento de descobrir se uma pessoa é capaz de liderar  não é depois de ela ter assumido a responsabilidade, mas antes. Essa é a melhor forma de proceder ainda hoje.
Embora ninguém possa ser considerado perfeito em relação às qualificações para a liderança desse texto, todos devemos aspira possuí-las. Com isso em mente, como você está em relação a essa lista?

QUALIFICAÇÕES PARA A LIDERANÇA
2º DIA: QUEM É DEUS:
O texto destaca a autoridade do Senhor sobre a natureza e as nações, bem como o fato de que ele é incomparável e não tem necessidade de nada. Deus está intimamente  familiarizado com sua criação e a sustenta por meios que não conseguimos imaginas. Ele não precisa de conselheiro e detém o controle absoluto sobre tudo: “Ele aniquila os príncipes e reduz a nada os juízes deste mundo.

QUALIFICAÇÕES PARA A LIDERANÇA
3º DIA: QUEM SOU EU:
Quem são as pessoas que Deus levanta para serem líderes? A Bíblia mostra que nem sempre são pessoas que o sistema do mundo iria elevar a posições de liderança. Portanto, que qualificações o  Senhor aprecia no líder? No texto de 1Samuel 16.6,7 podemos ver as qualificações no ponto de vista de Deus.
O Senhor deixa bem claro no texto que as pessoas que escolhe para fazer grandes coisas por ele são chamadas com base no caráter, não na impressão que causam aos outros.
As qualificações para a liderança não são medidas em centímetros ou em quilos nem por diploma ou por histórico familiar. O que Deus procura? Por que Deus olhou para Davi enquanto Jessé e Samuel olhavam para Eliabe? As qualificações que Deus buscava estão evidentes no versículo 7(leia novamente). Para saber mais sobre como deve ser o coração do líder, leia 1 Reis 3.6 e 1 Reis 11.4,6. Não importa que outras qualidades possua o líder, ninguém estará preparado para a grandeza – de acordo com os padrões divinos – se o coração também não estiver.

QUALIFICAÇÕES PARA A LIDERANÇA
4º DIA: COMO FUNCIONAM:
Muito mais do que seguir uma lista de boas ações e qualidades, o líder precisa ter paixão por sua saúde espiritual.
O líder se torna qualificado pelo lado positivo da equação ao mostrar paixão pelas qualidades espirituais. Ele não é identificado tanto por um checlist de bons atos, mas pela qualidade da bondade. Pedro também ressalta a necessidade do crescimento(V 2).
Os líderes não estão qualificados simplesmente porque praticam boas obras (embora precisem fazer isso). Eles estão qualificados por possuírem uma paixão e um anseio pelas qualidades espirituais e por demonstrarem um padrão de crescimento contínuo nessas qualidades.

QUALIFICAÇÕES PARA A LIDERANÇA
5º DIA: O QUE FAZER:
O líder precisa cultivar tanto as habilidades quanto as qualificações. Sid Buzzel nos ajuda a entender a diferença entre esses dois aspectos e por que não deveríamos negligenciar o desenvolvimento do caráter pessoal.
Os líderes, sob a mão bondosa de Deus, nunca podem deixar de cultivar as boas qualidades da liderança. Aliás, independentemente da qualidade com que um líder domina uma habilidade, a escolha de usar apropriadamente essa habilidade é uma questão de caráter mais do que de habilidade. Posso desenvolver, por exemplo, uma grande habilidade para ouvir pessoas, pois sei que ouvir é muito importante para aa liderança eficiente. Mas, se eu não a minha falta de paciência e minha arrogância, não vou ser capaz de ouvir, Nesse caso, tenho a habilidade necessária, mas não a uso porque não tenho o que é mais importante: a qualidade de caráter.
Paulo, quando estava fazendo a lista de qualidades que Timóteo deveria buscar num líder , disse que o líder é qualificado muito mais pelo caráter do que pelas habilidades.

QUALIFICAÇÕES PARA A LIDERANÇA
TEXTO PARA MEMORIZAR:
E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
Pr. Cesar Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário