GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

sexta-feira, 27 de junho de 2014

GEPAC - GEPACNET - ESCOLA DE EXCELÊNCIA - CURSO PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA - MODULO AMARELO: 5º AULA: A ORGANIZAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZADO

INTRODUÇAO
Aprender  com  as  experiências  do  passado é  um  ensinamento  antigo  que  vem  sendo incorporado às organizações. Segundo SENGE (1999) em sua obra "A Quinta Disciplina", a palavra learning é derivada do indo-europeu "leis", um termo que significa trilha. To learn (aprender) significa, assim, aumentar sua capacidade através da experiência ganha por seguir uma trilha. No que se refere às organizações que aprendem, SENGE (2000), em seu livro "A Dança das Mudanças", afirma que estas são mais flexíveis, adaptáveis e mais competitivas, na medida em que aprendem mais rápido que os seus concorrentes.
Diversos  teóricos  propuseram  várias  definições  em  relação  à  aprendizagem organizacional.  A  maioria  dos  autores  associa  aprendizagem  com   aquisição  do conhecimento e com a melhoria contínua. De acordo com ARGYRIS (1992) a aprendizagem organizacional pode ser definida como sendo um processo de detecção e correção de erros. STARKEY  (1997)   descreve  como  uma  capacidade  de  se  aautodesenvolver   de  se autotransformar. Por sua vez, SHAW & PERKINS (1994) a definem como uma capacidade de adquirir conhecimentos por meio da experiência.
STARKEY  (1997)  enfatiza   importante  papel  da  experiência  no  processo  de aprendizagem.  Segundo  esse  autor,   experiência  concreta  é   base  da  observação   de reflexão. Tais observações são assimiladas na forma de uma teoria a partir da qual se podem deduzir novas implicações para a ação. Essas implicações servirão de guias durante a ação para criarem novas experiências.
 Afirma, esse mesmo autor, que para o efetivo aprendizado, os aprendizes necessitam de quatro tipos de habilidades: experiência concreta; observação reflexiva; conceituação abstrata e  experimentação  ativa.  Isto  quer  dizer  que  eles  precisam  ser  capazes  de  se  envolverem completa, aberta e  parcialmente em  novas  experiências  (experiência  concreta);  necessitam refletir  essas  experiências   observá-las   partir  de  diversas  perspectivas  (observação reflexiva);  precisam  criar  conceitos  que  integrem  suas  observações  em  teorias  sólidas  em termos de lógica (conceituação abstrata) e por fim, usar essas teorias para tomar decisões resolver problemas (experimentação ativa).
Fonte  de pesquisa: http://www.aedb.br/seget/artigos07/1075_A%20Gestao%20da%20Aprendizagem%20nas%20Organizacoes.pdf
Pesquisador: Pr. Cesar Azevedo
 1º DIA: TEXTO INICIAL:
Nações, organizações ou equipes de trabalho que cessam de aprender estão se preparando para o fracasso.
Depois de um sucesso fantástico  é fácil relaxar, pressupondo que o conhecimento e as realizações presentes irão garantir o sucesso futuro.

QUEM É DEUS
Deus é o pedagogo mestre.

QUEM SOU EU 
VV6... as minhas palavras e os meus decretos, que ordenei aos meus servos, os profetas, alcançaram os seus antepassados...
A revelação sempre exige reação. Você tem tido dificuldades para aprender a agir e reagir de forma adequada em alguma área de sua vida?
Já entregou essa área a Deus em oração?

COMO FUNCIONA:
VV9 ... sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deu...
Melhorias contínuas exigem aprendizado contínuo.
Nenhuma organização pode se dar ao luxo de ignorar o currículo que esta embutido na suas atividades diárias.
Os líderes precisam estabelecer e comunicar os padrões.
Os líderes precisam ser mentores e auxiliadores para orientar as pessoas a tentar fazer o que se espera delas.

O QUE FAZER:
Deus usou Josias para implementar uma reforma radical.
A reforma de Josias influenciou todo o povo porque se espalhou de maneira informal dos sacerdotes para o rei e depois para a população.

TEXTO PARA MEMORIZAR:
Salmos 86.9-12 9 Todas as nações que tu formaste virão e te adorarão, Senhor, e glorificarão o teu nome. 10 Pois tu és grande e realizas feitos maravilhosos; só tu és Deus! 11 Ensina-me o teu caminho, Senhor, para que eu ande na tua verdade; dá-me um coração inteiramente fiel, para que eu tema o teu nome. 12 De todo o meu coração te louvarei, Senhor, meu Deus; glorificarei o teu nome para sempre.

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