GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO

Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma. Provérbios 24.3

segunda-feira, 2 de maio de 2011

GEPAC - GEPACNET - PROJETO: A BÍBLIA COMO LIVRO DE APOIO DIDÁTICO

  Professor transforma Bíblia em referência para aula de História
Prof.: Evadson Geraldo

Ele usou a Bíblia para ensinar História

O livro mais vendido do mundo é uma referência para ele e seus colegas. Eles estão no 2º período do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cumprem pena na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (APAC), presídio em Lagoa da Prata (MG). Muitos professores encerrariam o assunto com um veto. "A Bíblia não é assunto para a escola", diriam. Di Gianne de Oliveira Nunes, docente de História na APAC e católico não praticante, fugiu da rota de segurança. Disse que o livro sagrado tinha espaço na aula. Mas foi rigoroso. 

A Bíblia se estrutura da seguinte maneira:

A Bíblia é uma biblioteca de sessenta e seis livros.

A Bíblia contém sessenta e seis livros: trinta e nove no Velho Testamento e vinte e sete no Novo.

Os trinta e nove livros do Velho Testamento são divididos em 5 categorias:

1º Pentateucos (leis mosaicas) - 5: Gênesis; Êxodo; Levítico; Números e Deuteronômio.

2º Históricos - 12: Josué; Juízes; Rute; 1 e 2 Samuel; 1 e 2 Reis; 1 e 2 Crônicas; Esdras; Neemias; Ester.

3º Poéticos - 5: Jó; Salmos; Provérbios; Eclesiastes; Cantico dos Canticos.

4º Profetas Maiores (livros maiores)- 5: Isaías; Jeremias; Lamentações; Ezequiel; Daniel.

5º Profetas Menores (livros menores)- 12: Oséias; Joel; Amós; Obadias; Jonas; Miquéias; Naum; Habacuque; Sofonias; Ageu; Zacarias; Malaquias.

Os vinte e sete livros do Novo Testamento também estão em 5 categorias:

1º Biográficos ou Evangelhos - 4: Mateus; Marcos; Lucas; João.

2º Histórico - 1: Atos dos Apóstolos.

3º Cartas Paulinas - 13: Romanos; 1 e 2 Coríntios; Gálatas; Efésios; Filipenses; Colossenses; 1 e 2 Tessalonicensses; 1 e 2 Timóteo; Tito; Filemom.

4º Cartas Universais - 8: Hebreus; Tiago; 1 e 2 Pedro; 1, 2 e 3 João; Judas;

5º Profético - 1: Apocalipse.

  Nossa intenção, com esta descrição, da estrutura da Bíblia é, mostrar, que, a Bíblia é um livro, como tantos outros, e como tal, tem importância literária.
   Como podemos constatar, a Bíblia, é uma biblioteca, e deve estar a disposição de alunos e professores, para uma análise mais profunda.
   A Bíblia, além de ser uma biblioteca, contém inúmeras histórias, que podem, encantar, pessoas que se dispuserem a lê-las. Também é importante destacar, que livros, como, o de ESTÉR, pode ser considerado como um romance; já que, descreve a vida de uma jovem cativa, que casa-se com um rei. O livro de Rute, contém a historia de amor, que envolve fidelidade de uma jovem, com sua sogra, que perde o seu marido e também os dois filhos; sendo um deles o marido de Rute. Podemos destacar também, o livro de Jó, que ao perder tudo que tinha, manteve sua fidelidade a Deus; e dentro deste livro existe um dialogo, entre Jó e seus amigos; questionando seu estado de saúde durante um período difícil de sua vida. Além é claro, de livros como o LIVRO DE PROVÉRBIOS, onde a estrutura de seus textos baseia-se na sabedoria do rei SALOMÃO, um dos homens mais sábios que já existiu. Sabedoria esta, dada por Deus.
   Poderíamos escrever muito mais sobre os sessenta e seis livros que formam esta biblioteca, o SERMÃO DO MONTE, onde JESUS fala a uma multidão, ensinando-lhes. Mateus 5,6,7 etc...
   O nosso objetivo principal com esta apresentação da Bíblia, é mostrar, principalmente aos professores de LÍNGUA PORTUGUESA, que, esta biblioteca, esta disponível para ser usada em suas aulas; tanto para uma aula de leitura, (uso de um livro poético por exemplo, que pode ser CANTARES, isto é, CÂNTICO DOS CÂNTICOS), ou textos, como por exemplo; AS BEM-AVENTURANÇAS (Mateus 5.1-12). Além de tudo, A Bíblia toda, tem 1.189 capítulos e 31.173 versículos, que podem ser usados pelo professor do jeito que ele achar melhor.
   Como forma de contribuição o GEPAC, esta disponibilizando aos nossos queridos mestres, duas listas, que contém sugestões de textos que podem ser facilmente encontrado na bíblia, são eles:
HHISTÓRIAS BÍBLICAS PARA CRIANÇAS
     Visando ajudar o professor, em suas aulas o GRUPO DE EVANGELIZAÇÃO PROFESSORES E ALUNOS DE CRISTO, está com o PROJETO A BÍBLIA NA ESCOLA. Este projeto, visa, distribuir, GRATUITAMENTE, um exemplar da Bíblia, para todos os alunos.
   É importante destacar, que, a versão da Bíblia  doada, é na LINGUAGEM DE HOJE, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil.
   A Bíblia na Linguagem de Hoje, é, uma tradução moderna da Bíblia, visando tornar o texto mais acessível a todos já que muitas palavras usadas nas Escrituras, caíram em desuso.(Fonte: Wikipédia)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário